Você sabia que o nosso corpo é especializado em realizar movimento? Nosso Sistema Nervoso Central (SNC) é um cumpridor de tarefas e existem várias formas do sistema fazer suas conexões. A interação neuromecânica é a forma do nosso sistema interagir e se comunicar com o movimento através do aprendizado motor e do treinamento da função desejada.
Existem cerca de 100 bilhões de neurônios que realizam 100 trilhões de sinapses com 100 quadrilhões de processamentos por segundo. É um sistema altamente refinado que nem mesmo a tecnologia consegue superar o homem na realização de movimentos complexos, rítmicos e tridimensionais.
O sistema musculoesquelético não é o principal responsável pelo movimento, pois quem direciona as ações do corpo e a interação do ambiente com o movimento é o SNC. Cada articulação se movimenta de forma diferente, com características diferentes e cada indivíduo se movimenta de uma forma, sendo a tarefa executada independente de como o movimento se apresentar. Porém, quando a estratégia motora é realizada de maneira incorreta pode levar a alterações do nosso sistema locomotor. A aprendizagem motora funciona como vários “aplicativos” de movimento e o trabalho da Reeducação (RFPM) neste processo é criar um novo “aplicativo” para que seja possível mudar o padrão de movimento através da neuroplasticidade.
Referências bibliográficas:
– Controle Motor: teoria e aplicações práticas. Anne Shumway Cook. Marjorie H Woollacott.
– Neurociência: fundamentos para reabilitação. Laurie Lundy-Ekman.
– Neuroanatomia Clínica e Funcional. Angelo Machado.
Saiba mais sobre acupuntura no tratamento da ansiedade: