Você sabia que o método Pilates pode melhorar o movimento e a postura que pode estar correlacionado com as disfunções do organismo?
O alinhamento do tronco deve ser longitudinal, com curvaturas fisiológicas para sustentar mais cargas em todos os posicionamentos e se adaptar durante a realização de cada tarefa.
A estabilidade central, “core” ou “power house” é a constância em manter o alinhamento postural adquirido, vencer a gravidade e vencer o próprio movimento do corpo devido ao deslocamento do centro de massa.
Os músculos envolvidos na estabilidade central são compostos por fibras musculares do tipo I, de contração lenta e pouca força, porém mais resistentes à fadiga.
Dentro da cavidade abdominal, vários músculos são ativados simultaneamente para gerar uma pressão intra-abdominal, fornecendo estabilidade aos segmentos da pelve e do diafragma. Eles funcionam como uma cinta protetora, pois a musculatura do transverso se insere nas vértebras lombares, o diafragma aumenta a pressão mais superior, o transverso segura mais ao “meio” e o assoalho pélvico mais “embaixo”.
Deste modo, mantemos um ponto fixo e movimentamos os membros com mais qualidade mesmo nas diferentes demandas de nossas atividades funcionais, sendo possível prevenir ou diminuir a sobrecarga dos músculos e das articulações em casos de dor ou doenças do sistema musculoesquelético.
Na Meraki, você pode fazer pilates para melhorar a sua postura e os seus movimentos! Agende a sua aula pelo telefone (11) 93498-6924!