A má postura tende a ocasionar muitas dores, e com o tempo pode levar a alterações na coluna. Estas costumam trazer consequências graves e debilitantes, podendo evoluir para quadros como a hérnia de disco. Para evitar sofrer, vale a pena buscar métodos para restaurar a boa postura e corrigir os desvios musculares. Neste artigo você vai descobrir como o Pilates pode te ajudar na reeducação postural.
O método de exercícios e alongamentos citado explora o peso do próprio corpo para executar movimentos que conferem flexibilidade e força muscular. A atividade foi criada justamente para restaurar a boa postura dos seus praticantes. O método traz inspirações da cultura oriental.
Alguns de seus elementos foram emprestados da Yoga e de técnicas de meditação. E até mesmo as artes marciais ofereceram alguma contribuição para o Pilates. Os benefícios da prática estão ligados ao reforço que ela promove nos músculos posturais. É isto que permite maior consciência e controle muscular para o praticante.
Em outras palavras, os exercícios permitem que você tenha uma movimentação mais correta e fluida. Tudo isto tendo por base o centro de força do corpo, a Powerhouse, localizada no tronco inferior. Esta é a região responsável pela sustentação do corpo. Veja a seguir como a prática ajuda com relação à sua postura.
Entenda como o Pilates pode te ajudar na reeducação postural
O grande objetivo do método é que evitemos os chamados movimentos compensatórios. Eles costumam surgir na execução de atividades de trabalho. Como os músculos não estão fortalecidos, nem atuando de forma adequada, o corpo busca por posições que ofereçam menor resistência.
Acontece que estes movimentos se tornam prejudiciais com o passar do tempo. É possível, no entanto, distribuirmos as cargas do corpo para evitar este tipo de posicionamento. No perfeito equilíbrio de cada parte é que a boa postura se desenvolve. Assim, você pode manter-se em uma determinada posição ou executar um movimento com um mínimo de esforço.
Esta é uma das formas como o Pilates pode te ajudar na reeducação postural. Como resultado, é possível se livrar dos principais sintomas associados à má postura, diminuindo a rigidez muscular. É claro que um bom vinho pode ser também uma forma de relaxamento quando você está fora do ambiente de trabalho. Para os melhores vinhos nacionais e importados visite a Metapunto Cosi.
Quanto aos problemas mais frequentes que surgem da má postura, podemos citar mobilidade prejudicada, dor por sobrecarga e comprometimento muscular. Sendo assim, adotar o Pilates como uma prática regular evita os efeitos prejudiciais dos maus hábitos posturais. Em longo prazo conseguimos evitar problemas mais graves como hérnias, bursites, desvios da coluna, lesões e cefaleias.
Como os exercícios ajudam a promover a reeducação da postura?
O método Pilates oferece uma série de exercícios para condicionar as regiões do tronco e lombar. Além de tudo, a prática aumenta a consciência corporal do aluno, ajudando a tornar o posicionamento adequado um hábito. Ressaltamos que ao trabalhar o Powerhouse 29 músculos serão impactados.
Este grupo muscular suporta a região de quadris, pélvis e lombar e está profundamente ligado à sua movimentação e equilíbrio. São estes os detalhes que explicam como o Pilates podem te ajudar na reeducação postural. Se você tem problemas com dores nas costas, região lombar e sofre de rigidez muscular, a atividade será o melhor remédio.