Precisa de motivação para sair da sua zona de conforto e ir para o treino funcional? Já falamos por aqui de alguns benefícios do treinamento funcional, como o ganho de força e de massa muscular, além da melhora no sistema cardiorrespiratório e no seu metabolismo. Mas se tudo isso não bastasse, agora vamos abordar como o treino de força pode trazer benefícios psicológicos também.
Estudos sugerem que a Yoga não é a única forma de exercício que pode fortalecer seu “eu interior”. Na verdade, um estudo comparando os efeitos da Hatha Yoga e exercícios de resistência descobriu que ambas as atividades melhoraram a saúde mental e o bem-estar. Os resultados dos estudos mostraram que os grupos ficaram menos deprimidos e o grupo que realizou o treino resistido (de força) melhorou a imagem corporal também. Sabe-se que o exercício melhora o humor, mas parece que o treinamento de resistência oferece algo diferente emocionalmente às pessoas.
Mariana Nakamura, profissional de educação física e professora de funcional na Meraki, cita quais os benefícios de fazer o treinamento de força. Confira!
1. Você se sentirá mais competente
É uma sensação incrível quando você passa do levantamento de pesos de 2 para 4 quilos. Com o tempo, sentimos melhora em algo que estamos fazendo e desenvolvemos um senso de domínio e, com isso, surge a sensação de que estamos ficando mais fortes. Isso ajuda na sua confiança e aumenta a autoestima.
“Em um novo estudo comparando os efeitos do exercício aeróbico com o treinamento de resistência na saúde psicológica de adolescentes obesos, os pesquisadores descobriram que as pessoas no grupo de força experimentaram uma autoestima significativamente maior e percepção de força ao longo de quatro semanas. Mas o mais interessante é que a sensação de ficar mais forte, em vez de quaisquer ganhos mensuráveis, como perda de medidas, bastou para motivá-los”, explica Mariana.
2. Você verá a diferença no seu corpo com o treinamento de força
Você se preocupa com gratificação instantânea? O treinamento de força é um bom motivador porque você vê o progresso rapidamente.
“Diferentemente de um programa de caminhada, que levará algum tempo para que se perceba mudanças no corpo, o treinamento de força pode causar mudanças mais rápidas em volume e definição muscular”, esclarece Mariana.
3. Você pode aumentar o poder do seu cérebro
Os pesquisadores há muito se interessam em como o exercício melhora o pensamento cognitivo e se pode evitar a demência no decorrer da vida. Agora, uma série de novos estudos está comparando se o treinamento de força afeta o cérebro de forma diferente do treinamento aeróbio.
“Um estudo italiano com 80 pessoas mais velhas descobriu que aqueles que completaram um regime de força de 12 semanas mostraram uma capacidade melhorada para habilidades práticas, enquanto o treinamento cardiovascular ajudou a reforçá-los nas tarefas analíticas. Os pesquisadores ainda estão tentando entender como o exercício de força atua nesses resultados”, diz Mariana.
4. Você sentirá que pode fazer qualquer coisa
No treinamento de força, aprendemos diversos movimentos diferentes, estímulos que o nosso corpo não está habituado. Aprendemos a nos mover de forma diferente e isso faz com que a gente sinta que podemos fazer tudo, que a cada treino estamos mais preparados e que nosso corpo é capaz de muito mais.
5. Com o treinamento de força, você estará mais em sintonia com seu corpo
Aquela dor que você sente após a sessão de fortalecimento pode parecer um revés. No entanto, com o tempo, você reconhecerá que isso significa que está ficando mais forte por conta das microlesões musculares que levam ao ganho de força.
Para nossa cabeça, pensamos que fizemos um treino que valeu a pena e que a fadiga é interpretada de uma forma positiva e de recompensa.
6. Você esquecerá os problemas do dia
Já percebeu que, quando você está no meio de repetições difíceis, é difícil pensar na sua lista de compras ou na reunião de trabalho?
Mariana explica que isso acontece porque a intensidade e o foco, necessários para o treinamento de força tornam impossíveis estar em qualquer outro lugar, exceto no momento imediato.
7. Você pode parar de ficar obcecado com o seu peso
E se a gente guardasse nossas balanças por várias semanas e, em vez disso, definíssemos uma meta de treinamento de força, por exemplo, agachar com 30kg?
O treinamento de força parece mudar a perspectiva. A felicidade não vem de alcançar um determinado número na balança, mas sim do processo de ficar mais forte e sentir-se fortalecido por estar navegando em seu próprio sucesso.
Está à procura de todos esses benefícios? Que tal agendar uma aula de funcional na Meraki e descobrir todos esses efeitos positivos do nosso treinamento de força no seu psicológico e no seu físico e ainda praticar a atividade no lugar mais charmoso de São Paulo? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp!