O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização e combate ao câncer de mama, que é um grande problema de saúde pública mundial. O câncer de mama representa 29% dos casos de câncer entre as mulheres, só no Brasil. Isso significa aproximadamente 66 mil novos casos por ano!
Existem alguns fatores de risco que não são modificáveis, ou seja, não podemos fazer nada para mudá-los. Entre eles: ser do sexo feminino; a idade (quanto mais velha, maior risco); e casos de câncer de mama na família, principalmente quando são mãe ou irmã.
Porém, há uma série de fatores de risco que podemos modificar e muitos deles estão associados à um estilo de vida mais saudável. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Mastologia criou em 2020 a campanha “Quanto Antes Melhor”, que visa incentivar as mulheres a adotarem um estilo de vida mais saudável o mais rápido possível, para que as chances de desenvolvimento da doença possam diminuir.
A mudança nos fatores de risco modificáveis é responsável por 40% da redução no risco do câncer de mama. Entre elas: diminuição do consumo de álcool; evitar dieta rica em açúcares e gordura; consumo maior de verduras, legumes e frutas; e principalmente sair do sedentarismo, praticando 150 min semanais de exercício físico moderado ou 75 min de exercícios vigorosos.
Por isso, lembre-se: quanto antes, melhor!
Fonte:
INCA (Instituto Nacional do Câncer)
Sociedade Brasileira de Mastologia