Síndrome da Dor Glutea Profunda

As dores nas costas podem ter muitas causas, entre elas, causas musculares como quando treinamos e as costas ficam rígidas ou causas mais estruturais como a hérnia de disco. Quando se fala de hérnia de disco usualmente se pensa em sintomas relacionados ao nervo ciático, caracterizado por uma dor irradiada para a perna. Esse diagnóstico muitas vezes assusta a maioria das pessoas, porém nem todo o sintoma relacionado ao nervo ciático é relacionado a hérnia de disco. Algumas pessoas podem ter sintomas no nervo ciático devido a contraturas musculares na região dos glúteos. Isso ocorre, pois o nervo ciático sai da coluna em uma região do quadril relativamente pequena cercado por músculos e estruturas ósseas FIg.1. Quando ocorre do piriforme sofrer uma contratura esse espaço é diminuído ainda mais gerando queixas como dor irradiada e formigamento. 

 

Fig.1 Região de onde o nervo ciático (em amarelo), emerge cercado por estruturas musculares como o músculo piriforme (P) e os pequenos rotadores externos do quadril (SG: Gemeo Superior, OI: Obturatório interno e IG: Gemeo inferior).

 

A maior dúvida é como saber quando a dor é de uma possível hérnia de disco, ou se é proveniente dessa contratura?  Durante uma avaliação detalhada com o fisioterapeuta são realizados diversos testes para entender a causa do sintoma, porém dor irradiada após ficar sentado por 20-30 minutos, piora dos sintomas com o cruzar de pernas enquanto está sentado e dor na região glútea são características dessa síndrome. 

Usualmente o tratamento para essa patologia passa por liberação miofascial da região glútea, exercícios de alongamento, fortalecimento dos rotadores externos do quadril, exercícios de mobilidade neural e retreinamento de alguns movimentos. Os exercícios de fortalecimento vão dar condições para a musculatura suportar mais carga sem sofrer contraturas, os alongamentos e liberação ajudaram a criar mais espaço na região, a mobilidade neural ajudara o nervo a se movimentar melhor entre os músculos evitando ser pressionado, e a alteração de alguns gestos esportivos vão favorecer a distribuição de carga por todos os músculos do membro inferior evitando a sobrecarga de um grupo isolado. Após o programa de tratamento a pessoa pode retornar as atividades esportivas sem nenhuma restrição, valendo sempre lembrar que sintomas de formigamento perda de força e sensibilidade são sinais de alterações nervosas e devem ser investigadas por uma equipe qualificada o quanto antes. 

Fontes:

HERNANDO, MOISÉS FERNÁNDEZ, CEREZAL, LUISPÉREZ-CARRO, LUIS et al. Deep gluteal syndrome: anatomy, imaging, and management of sciatic nerve entrapments in the subgluteal space. Skeletal Radiology, v. 44, n. 7, p. 919-934, 2015.

LEITE, MARIA J, PINHO, ANDRÉ RSILVA, MIGUEL R et al. Deep gluteal space anatomy and its relationship with deep gluteal pain syndromes. HIP International, p. 112070002096625, 2020.

×