Durante a gestação, é normal que a mulher enfrente dificuldades físicas e emocionais, já que passará por uma fase de muita alteração hormonal e grandes mudanças. Por esse motivo, atividades físicas são recomendadas nesse momento, entre elas, o pilates.
Os exercícios realizados através do pilates proporcionam grandes benefícios à gestante e tem sido uma excelente alternativa para as futuras mamães que desejam melhorar seu condicionamento físico, diminuir a incidência de dores e reduzir os níveis de estresse, que são normais nesse período.
Caso você esteja grávida ou conheça alguém que está esperando um bebê, acompanhe este artigo e conheça as principais vantagens que a prática do pilates pode oferecer às mulheres nessa fase tão especial da vida.
Aproveite também para conhecer o que a Meraki Fisioterapia & Pilates pode oferecer a você em termos de saúde e bem-estar, com a prática de pilates e outros exercícios e terapias para a melhora da sua qualidade de vida.
Reduz as dores
Durante a gestação, é normal que a mulher sinta dores constantes em várias regiões do corpo, mas principalmente, nas costas e nas pernas. Isso ocorre por causa do sobrepeso e das demais mudanças no corpo, além das alterações hormonais e da má postura.
A prática do pilates auxilia no alívio das dores, porque fortalece os músculos e diminui a sobrecarga nas costas. Os exercícios ajudam também porque são capazes de corrigir a postura de maneira que a coluna vertebral não seja forçada.
Melhora a circulação sanguínea
Qualquer atividade física consegue proporcionar melhora na circulação sanguínea, mas no caso do pilates, em específico, as várias posições que são trabalhadas durante os exercícios estimulam a irrigação do sangue, equilibrando suas funções pelo corpo.
Ajuda a ter um sono de qualidade
Praticar pilates, entre outras vantagens, provoca sensação de relaxamento e diminui o estresse e esses são elementos muito importantes para que uma boa qualidade do sono seja garantida.
No caso das gestantes, isso é essencial, já que costumam ter dificuldades para dormir, por conta do desgaste emocional e das tensões e mudanças no próprio corpo.
Facilita na hora do parto
Com o fortalecimento dos músculos pélvicos adquirido com o pilates, a grávida, além de ter mais resistência nessa região, aprende a controlar a zona pélvica e isso traz muitas facilidades na hora do parto.
Além disso, com o pilates, a mulher aprende técnicas de respiração que farão toda a diferença na hora das contrações e até mesmo do próprio parto.
Aumenta a resistência física
Dificilmente uma grávida que não pratica atividades físicas não irá sofrer com o desgaste físico e o cansaço, tão comuns no período de gestação.
Mas a futura mamãe que pratica pilates tem uma resistência física muito maior e desse modo, terá muito mais disposição e se sentira bem menos cansada e desgastada.
Ficou claro que o pilates é uma excelente opção para as grávidas que querem passar pelo período de gestação da maneira mais prazerosa e confortável possível, não é mesmo? Mas não podemos deixar de destacar que todos os exercícios e atividades devem ser realizados com o acompanhamento de um profissional.