Como é a avaliação da fisioterapia pélvica?

Muitas vezes, as mulheres deixam de passar na sessão da fisioterapia pélvica por não saberem como funciona ou terem medo de como vai ser. E isso é absolutamente normal! Por isso, vamos explicar o passo a passo da avaliação pra esse medo do desconhecido sumir.
  • A primeira coisa vai ser a conversa. Nela, sua fisioterapeuta precisa te conhecer, saber o que te levou pra procurar ajuda e saber um pouco da sua história. Essa parte é essencial!
  • Depois, vamos pra parte da avaliação física, e isso vai depender muito de qual é a sua queixa. Neste momento, podemos ver a postura, como você desempenha alguma atividade, como estão os músculos do abdômen, da pelve ou de outra parte do corpo, como está a mobilidade, etc.
  • Se for necessário, temos o momento de fazer a avaliação do assoalho pélvico. A melhor forma de fazer essa avaliação é com o toque vaginal (que acaba sendo um pouco diferente do toque do ginecologista). Nesse toque, vemos como está a força da musculatura vaginal, a coordenação, o relaxamento, se tem algum ponto de tensão e como está toda a função dessa musculatura.
  • Também pode ter a necessidade de vermos algum exame, aplicar algum questionário ou pedir alguma outra informação, mas isso vai de caso a caso!
Com uma avaliação bem feita, o seu tratamento acaba sendo melhor definido e individualizado pra você, pensando na sua queixa e nas suas necessidades. Agora que você já sabe que é super tranquilo, marque sua avaliação!
×