As dores provenientes da tensão dos músculos podem ser causadas pelo excesso de treino, por problemas posturais, pela ansiedade e pelo estresse do dia a dia. Mas saiba que esse incômodo pode ser aliviado com o dry needling, uma técnica capaz de amenizar a dor em 48h!
Quer saber mais sobre o dry needling? Fique com a gente que a Caroline Palma, fisioterapeuta da Meraki, explica tudo!
Como o dry needling age?
Dry needling é uma técnica de liberação miofascial por meio do agulhamento seco, sem agentes medicamentosos, que age no processo de autocura do corpo.
“Um ponto de tensão ativo pode causar perda de mobilidade da região que ele está localizado e gerar dor. Dessa forma, o dry neeling vai atuar em uma região mais profunda do músculo, onde estão localizados os pontos de tensão (trigger points), promovendo o relaxamento dessas regiões”, explica Carolina.
O dry needling, quando utilizado de forma correta, devolve o movimento de forma imediata e, em até 48h, ocorre a redução da dor.
Existe algum preparo para o dry needling?
Não é necessário um preparo pré-atendimento, o terapeuta apenas realiza a esterilização do local que for aplicada a agulha.
“Após o procedimento, se a pessoa quiser, orientamos fazer uma compressa quente por 20 minutos para gerar aumento de vascularização local e auxiliar na autocura. A técnica não pode ser utilizada novamente dentro de 48h, após isso, não tem problema nenhum”, esclarece Carolina.
Existe alguma contraindicação para o dry needling?
A técnica não pode ser aplicada por pessoas que tomam anticoagulantes e neuropatia periférica. Além disso, o fisioterapeuta irá evitar os locais com grandes vasos.
Há algum efeito colateral?
Carolina explica que a pessoa pode ficar dolorida no dia seguinte da aplicação, mas em 48h a dor cessa. Além disso, não há mais nenhum efeito colateral.
Mas afinal, qual a diferença entre o dry needling para a acupuntura?
Uso de agulhas em pontos específicos do corpo para dor… isso parece bastante acupuntura, não é mesmo? Mas saiba que as técnicas são bastante diferentes!
O dry needling é uma técnica que foi desenvolvida nos Estados Unidos que atua diretamente na função musculoesquelética, no tratamento de dores musculares e nas síndromes miofasciais.
Já a acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa que atua mais na parte de reequilíbrio energético do corpo e de uma forma mais sistêmica.
Gostou de saber sobre o dry needling? Saiba que a Meraki tem profissionais que atuam com a técnica para aliviar tensões de pacientes. Agende já a sua consulta, clicando aqui!