A dor lombar ou lombalgia é definida como dor e desconforto localizada abaixo da margem costal e acima dos glúteos, que pode estar acompanhada ou não de dores nas pernas (AIRAKSINEN et al.,2006). Tal patologia foi classificada pela Diease Study como umas das 7 condições de saúde que mais afeta a população.
O método Pilates criado por Joseph Pilates (SILVA; MANNRICH, 2009), traz como benefícios a melhora da circulação; do condicionamento físico, da flexibilidade, da amplitude muscular, do alinhamento postural; Além de melhorar os níveis de consciência corporal e a coordenação motora (SACCO et al., 2005).
O método é baseado em 6 princípios denominados concentração, controle, precisão, centralização, fluidez e respiração (MUSCOLINO; CIPRIANI, 2004).
Uma das causas da lombalgia envolve a falta da ativação e fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna vertebral (VASCONCELLOS, 2014), e já que o método tem como o seu princípio mais importante a ativação desses músculos ele pode auxiliar na redução do quadro de dor e melhora da qualidade de vida.
Com todos estes benefícios apresentados através do Pilates, o método pode ser utilizado como um recurso de tratamento e manutenção dentro da fisioterapia.