Você sabia que a yoga pode alinhar os chakras? Os chakras são centros de energia que regem nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual, a yoga ativa, alinha e faz a manutenção dos chakras por meio de práticas físicas e mentais.
O yogue Victor Hugo Pereira, professor de yoga da Meraki, explica mais sobre a relação da yoga com os chakras. Confira!
Quais são os chakras?
Victor diz que nós temos sete chakras que estão localizados em partes específicas do nosso corpo e que estão relacionados às nossas capacidades físicas e mentais.
-Chakra básico (Muladhara): esse ponto de energia está localizado na região do períneo, é da cor vermelha e tem como elemento a terra. O Muladhara é responsável pela manutenção da vitalidade, disposição e conexão com o mundo material. Quando desalinhado, pode causar desânimo, excesso de apego ao mundo material e alienação.
-Chakra Sacro (Svadhisthana): esse chakra está na região pubiana e é da cor laranja. Esse ponto energético está relacionado à manutenção do sistema reprodutor, da fertilidade e dos impulsos sexuais. Além disso, o Svadhisthana tem poder sobre a nossa criatividade.
-Chakra umbilical (Manipura): também conhecido como plexo solar, ele está localizado a três centímetros acima do umbigo, é da cor amarela e está relacionada ao fogo. Esse chakra é responsável pelo sistema digestório, pela energia de poder pessoal e pela comunicação entre corpo físico e mente. Por estar no centro do corpo, o Manipura distribui a energia pelo corpo. Quando desalinhado, a pessoa pode apresentar comportamentos narcisistas ou de insegurança.
-Chakra Cardíaco (Anahata): responsável por oferecer energia ao sistema circulatório e cardiorrespiratório, o Anahata é da cor verde e está relacionado ao sistema imunológico e ao comportamento. Quando desalinhado, ele pode causar problemas na parte emocional, cardíacos ou imunológicos.
-Chakra Laríngeo (Vishuddha): de cor azul, esse chakra está localizado próximo à garganta, comandando a tireoide! Dessa forma, o Vishuddha está relacionado à capacidade de expressão, seja corporal ou verbal. Quando desalinhado, pode causar dificuldade na comunicação, insegurança ou problemas na região.
-Chakra frontal (Ajna): esse chakra está na parte superior do rosto e é responsável pelo sistema nervoso e pela visão. Conhecido como chakra do conhecimento, ele nos ajuda a enxergar o mundo material, a intuição e o sentimento. É importante manter o Ajna equilibrado para ter concentração e capacidade de raciocinar com clareza. Sua cor é branca!
-Chakra coronário (Sahasrara): por fim, esse chakra está no topo da cabeça e é representado pela cor violeta. O Sahasrara nos conecta com o mundo espiritual, com a energia do universo, com o cérebro e a consciência.
Os benefícios de ter os chakras alinhados por meio da yoga?
É possível alcançar o alinhamento dos chakras com as posturas do yoga (asanas) e os exercícios de respiração, chamados de pranayamas.
“Com o alinhamento de chakras, a pessoa alcança a paz de espírito, a saúde física, a plenitude emocional e espiritual, o estado de bem-aventurança, além de emanação e atração energética positivas”, explica Victor.
Quando se deve alinhar os chakras com a yoga?
Victor diz que não existe uma frequência para o alinhamento dos chakras. Sempre que você sentir necessidade, pode fazer yoga para alinhá-los!
Você se interessou em fazer yoga para alinhar os chakras? Venha para a Meraki! Agende a sua aula pelo WhatsApp!