Saiba como o treino preventivo ajuda o atleta!

Você, atleta, já considerou incorporar à sua rotina o treino preventivo e os exercícios de mobilidade? Com certeza, eles irão melhorar a sua performance, trabalhar partes do seu corpo que geram dores e prevenir lesões causadas pela atividade física

Todos os benefícios do treino preventivo são contados pelo Felipe Buratto, atleta amador de rugby, que tem como treinador o fisioterapeuta Felipe Pereira de Andrade da Meraki! 

Confira a entrevista que a Meraki Sports fez com o atleta!

Meraki: Qual a sua frequência de treino?

Felipe Buratto: Eu treino de cinco a seis vezes na semana com um dia de descanso. Os treinos duram cerca de 1h30 por atividade, o que dá por volta de 2h a 3h. 

Nos dias que não tenho rugby, faço treino de mobilidade e corro de 5 a 10k, alternando entre ritmo fraco e forte, na parte da manhã.  À noite, faço musculação.

Quando tenho rugby, se eu estou bem fisicamente, faço exercícios de mobilidade e musculação pela manhã. Antes de começar o esporte, faço exercícios dinâmicos com exercícios de mobilidade e prevenção. 

Meraki: Você já sentiu algum incômodo durante as práticas de treino? 

F.B: Eu sentia a dor na lombar porque eu tenho hérnia. A minha lombar ficava dolorida em quase todas as atividades que eu fazia e até travava. Hoje, eu não sinto dor em quase nada. A não ser quando a corrida dura muito! Então, eu paro, faço alongamento ou exercício de mobilidade e, quando já estou melhor, eu termino de correr. 

Tinha também problema na cervical durante o rugby e treinos, mas não sinto mais nenhum incômodo. Eu tive uma inflamação na cervical e o que me salvou foram os exercícios de mobilidade. 

Outro lugar que eu tinha dores era no tornozelo, eu já rompi os ligamentos, mas não sinto mais nada. 

Meraki: Como foi o processo de fazer treino preventivo, o que ajudou e tem ajudado no dia a dia e no desempenho?

F.B: Eu fiz esporte por muito tempo, mas fazia de forma errada. Por isso, quando eu conheci os movimentos no início, eu senti dificuldade porque a minha mobilidade era horrível. 

Mas esse processo foi legal porque as dificuldades que eu sentia nas primeiras semanas eu consegui superar. Com menos de um mês, eu já conseguia fazer a extensão e chegar nos meus objetivos. Tive algumas dores, o que é normal, mas foi prazeroso. 

Eu sentia mais conforto dia após dia e cada dia ficava mais fácil. 

Meraki: Em quanto tempo você sentiu a melhora da lombar? 

F.B: Eu estava em um processo que era a perda de peso por conta da minha altura. Conforme eu perdia peso, o meu corpo ia ganhando mobilidade e ia se tornando mais fácil. 

Como eu sempre tive o estímulo de treinar bastante porque tenho ansiedade, eu substituí toda a ansiedade por treinos, o que fez com que eu emagrecesse mais rápido. Isso fez com que a mobilidade avançasse porque meu corpo estava mais leve. 

Então, em menos de um mês eu senti a diferença. 

Meraki: Com relação à performance, você teve uma melhora? 

F.B: Eu me sinto outra pessoa, eu renasci. Eu estou mais pesado, porém mais rápido e mais forte. Também estou mais confiante em qualquer esporte que eu faço.

Eu tenho o movimento mais rápido e meu corpo responde mais rápido aos estímulos!  

Tudo está melhor: mobilidade, energia, resistência e recuperação. 

Meraki: O que você diria às outras pessoas sobre os treinos preventivos? O que você recomendaria?

F.B: O conselho que eu dou sempre: se você tem alguma dificuldade no esporte, é falta exercícios preventivos e de mobilidade e falta de cuidar da parte do corpo que a gente esquece. 

Se a pessoa fala que está com dor, eu mostro um exercício de mobilidade. 

Hoje, com 32 anos, me sinto na melhor forma. Me sinto uma máquina graças a esse processo! 

Achou interessante o treino preventivo? Aqui, na Meraki Sports, você encontra profissionais que podem montar um treino para você de acordo com as suas necessidades! Agende o seu horário no WhatsApp!

×