A acupuntura é um prática milenar, trazida por meio da cultura e Medicina Chinesa, que tem ajudado muitas pessoas a se livrarem dos sintomas da ansiedade. Por meio da Resolução CFP nº05/2002, a prática foi aceita pelo Conselho Federal de Psicologia como técnica complementar aos tratamentos psicológicos.
Apesar de isso ser um tanto recente, os efeitos das agulhas são presenciados há muito tempo, sendo um ótimo meio de trazer maior tranquilidade ao corpo. Para os duvidosos, a prática não tem ligação com nenhuma religião e os resultados são meramente baseados em estudo, pois os efeitos vêm de agulhas em pontos estratégicos do corpo.
O tratamento gera bem-estar ao organismo
O alvo das agulhas são os pontos do corpo que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e o fluxo de energia que flui pelo organismo. Dessa forma, algumas substâncias recebem estímulo para serem geradas, por meio de alterações químicas do cérebro, como os neurotransmissores chamados de endorfina e serotonina.
Esses químicos são liberados normalmente quando fazemos alguma atividade prazerosa, como um exercício físico, por exemplo. Pode ser que as sessões ajudem a potencializar em caso de pessoas que já possuem esses bons hábitos.
Essas são as substâncias que dão ao indivíduo a sensação de bem-estar. Sendo assim, são forte aliados no combate a ansiedade e até alguns níveis de depressão, que a doença inibe a produção desses hormônios. Também é interessante procurar pela acupuntura como forma de prevenção de níveis de estresse e ansiedade em crescimento, seja por uma rotina estressante ou mesmo problemas.
Tem interesse em bebidas de qualidade, produtos diferenciados e com ótimo preço? Veja nossos produtos!
A acupuntura é livre de medicamentos
Ressaltando que a prática da acupuntura é uma terapia complementar aos tratamentos psicológicos, uma grande vantagem que apresenta é a ausência de medicamentos para alcançar os bons resultados. Isso ajuda o paciente e obter melhoras em seus níveis de ansiedade, sem correr riscos de ter problemas com os medicamentos.
Tudo ocorre de forma natural, já que os químicos que trazem as mudanças positivas são gerados pelo próprio cérebro. Não há a presença de efeitos colaterais indesejados, ou ainda, risco de serem rejeitados pelo organismo, como pode ocorrer com remédios prescritos.
Outro ponto importante também é saber que os tratamentos psicológicos não são somente para pessoas com doenças de cunho mental e emocional, é um acompanhamento que pode prevenir a ocorrência de crises. O mesmo vale para o tratamento com a acupuntura, pois pode ser um grande aliado na hora de evitar crises e manter o bem-estar, de forma geral.
Para quem sofre hoje com ansiedade, a acupuntura é uma ótima aliada seja para prevenção, tratamento ou complementação de tratamento psicológico. Seja for o quadro no qual o indivíduo se encontra, procurar esse tipo de alternativa pode ajudar muito, principalmente pela ausência de medicamentos e resultados significativos.
O ideal é procurar um espaço que atenda essas necessidades e experimentar os efeitos dessa prática que há milhares de anos traz benefícios ao ser humano, hoje presente no mundo todo.