Fisioterapia ortopédica, você sabe para que serve? O principal objetivo dessa especialidade é detectar e tratar patologias que atingem ossos, ligamentos, musculaturas e articulações do corpo, de forma que os pacientes consigam voltar a ter qualidade de vida.
A fisioterapia é uma ciência que ajuda na reabilitação do indivíduo, a partir do diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios da biomecânica e funcionalidade humana, tanto de sistemas como de órgãos.
A profissão foi regulamentada no Brasil em 1969, e desde então, tornou-se muito conhecida e procurada por aumentar consideravelmente a qualidade de vida.
Comumente, a fisioterapia ortopédica é muito buscada para diversos tipos de disfunções e lesões osteomiarticulares, como LER (Lesões de Esforço Repetitivo), bursite, luxações, fraturas, cirurgias em ombros, joelho, tornozelo ou outras partes do corpo, tendinite, hérnia de disco, traumas ligamentares, entre outros.
Mas vale reforçar que toda e qualquer pessoa pode ser beneficiada pela fisioterapia ortopédica, desde que obtenha o tratamento que mais se adeque à sua situação.
Benefícios da fisioterapia ortopédica
Para pessoas que sofreram lesões resultantes de prática de atividade física, atividades diárias ou esportes, a fisioterapia ortopédica auxilia a restabelecer os movimentos, amenizar as dores e voltar ao ritmo normal.
Vale destacar também que a fisioterapia ortopédica fortalece os músculos e previne contra outras lesões. Mas os benefícios não param por aí.
O propósito da fisioterapia ortopédica é promover a qualidade de vida dos pacientes a partir da redução da dor. Além disso, essa especialidade ajuda na prevenção de doenças, principalmente no que diz respeito as posturas inadequadas adotada pelas pessoas no ambiente de trabalho e no dia a dia.
O profissional que atua com fisioterapia ortopédica é capaz de identificar e corrigir problemas posturais e ergonômicos, garantindo dessa forma, a boa funcionalidade do corpo do paciente. Isso, porque a coluna vertebral possui a predisposição de adaptar o corpo conforme a pessoa realiza suas atividades diárias.
Para quem sofre com dores crônicas originadas nas articulações ou resultantes de acidentes ou quedas, a fisioterapia ortopédica também pode ser muito benéfica, principalmente quando as medicações não são suficientes. Nesses casos, é possível reduzir o processo inflamatório e a dor, bem como o fortalecimento dos músculos, o que ajuda na retomada das atividades do dia a dia.
O condicionamento físico também outra vantagem da fisioterapia ortopédica, visto que reabilita os músculos após possíveis lesões graves, ajudando a aperfeiçoar o desempenho físico, além de prevenir lesões.
Também é muito importante no pré e pós-operatório, com o intuito de aumentar o processo de cicatrização do local fraturado. Auxilia também na reabilitação dos movimentos e possui um efeito analgésico que alivia as dores.
Quantas sessões de fisioterapia ortopédica são necessárias?
A quantidade de sessões de fisioterapia ortopédica depende de uma série de fatores. Somente após uma análise detalhada e minuciosa da situação de cada paciente é possível especificar um número. O resultado depende também da disciplina e dedicação de cada um.
A fisioterapia ortopédica é realizada por profissionais graduados em fisioterapia que realizarão todo o tratamento da maneira mais segura possível, respeitando o limite de cada paciente e indicando as melhores formas de prevenir novas lesões.