Você já ouviu falar em reeducação do movimento?

Ao contrário do que todos pensam, a reeducação do movimento não é a Reeducação Postural Global, o famoso RPG. A reeducação do movimento  é uma nova visão e uma metodologia científica para avaliar e tratar o paciente. 

A fisioterapeuta Andressa Faro, da Meraki, explica tudo sobre o assunto! Confira!

Como funciona a reeducação do movimento ? 

Segundo Andressa, nessa metodologia é realizada uma avaliação minuciosa com anamnese e exame físico, em que é levado em consideração o indivíduo (Quem é o João? O que ele faz? Como passa a maior parte do tempo?), a tarefa (João sente dor na lombar quando corre; Maria sente dor na lombar quando está sentada), e o ambiente (João sente a dor lombar quando corre no parque; Maria sente dor lombar sentada no trabalho). 

“Deste modo, a queixa funcional não é focada na classificação Internacional de Doenças (CID) da patologia, mas sim no padrão de movimento em que o paciente refere à dor e/ou perda de função que pode ter levado à doença ou ter piorado os sintomas”, explica Andressa. 

Como é realizado o tratamento da reeducação do movimento? 

Para realizar o tratamento, primeiro fazemos uma análise de movimento biomecânica correlacionando o planejamento de cada tarefa por meio do conhecimento da integração do Sistema Nervoso Central (SNC). 

“Em seguida, levantamos uma hipótese, testamos a hipótese com testes individualizados e, de acordo com a queixa da função referida e se a hipótese estiver correta, é por onde começamos a tratar a “causa raiz”, explica Andressa. 

Está precisando da reeducação do movimento? Conte com a Meraki. Agende a sua consulta!

×