Você já sentiu uma tensão em alguma parte do seu corpo e, quando tocou o local, apalpou um caroço? Saiba que o nome disso é pontos-gatilhos, áreas rígidas do músculo estriado esquelético.
Os pontos-gatilhos podem ter diversos tamanhos, desde pequenos, do tamanho de um grão de feijão, como grande e vistos da superfície da pele.
Para explicar como eles surgem e como tratá-los, convidamos a fisioterapeuta da Meraki, Andressa Faro, fisioterapeuta da Meraki. Confira!
Como surgem os pontos-gatilhos?
Você irá perceber que o ponto-gatilho sempre irá surgir após dias de muito estresse e/ou muito tempo em uma má postura. Ele também aparece com a hipertensão, hiperestimulação neurológica, alterações no metabolismo e produção elevada de acetilcolina, um neurotransmissor.
Com essas situações, o corpo tenta resolvê-las com a alteração na circulação sanguínea, o que faz com que as células inflamatórias crônicas e agudas migrem para a região. O sistema nervoso, por sua vez, entende que o músculo onde estão essas células está contraído e manda sinal para que ele fique em repouso, por isso, sentimos fraqueza muscular e dor.
Como tratar o ponto-gatilho?
Mas sem desesperos, é possível se livrar do ponto-gatilho e do incômodo que ele proporciona!
O tratamento é dividido em três fases:
-Inativação do ponto-gatilho: é realizada com algumas terapias, como o dry needling, uma técnica de liberação miofascial que consiste na inserção de agulhas nos pontos-gatilhos. Outras terapias que podem ser usadas são as manuais, com a pressão no ponto-gatilho, fricção profunda e alongamento do músculo.
-Reabilitação muscular: nessa fase, você irá recuperar a amplitude do movimento e fortalecer os músculos que tiveram os pontos. Isso pode ser feito com o alongamento, aparelhos eletroestimuladores, reeducação postural, acupuntura e aplicação de calor.
-Prevenção contra o aparecimento de novos pontos: na última fase, é necessário ensinar o paciente a evitar o aparecimento de pontos-gatilhos e, caso o motivo do surgimento seja por estresse, procurar ajuda psicológica.
Se você tiver pontos-gatilhos incomodando, você pode procurar a Meraki! Temos profissionais da área de fisioterapia que podem ajudar você a aliviar as dores. Agende a sua consulta no WhatsApp!