Acupuntura no tratamento da Ansiedade

acupuntura

Acupuntura é uma técnica milenar que integra a medicina tradicional chinesa. Os benefícios desse tratamento têm sido cada vez mais reconhecidos. Sua aplicação vem sendo expandida e utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde mental.

Depressão, transtornos de ansiedade e até dependência química encontram na prática da acupuntura uma via alternativa para o cuidado terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional.

O princípio básico da acupuntura sustenta que o equilíbrio é mantido no corpo humano por meio do fluxo suave de uma energia denominada pelos chineses Qi, bem como pelo fluxo, também suave, pelo corpo, do sangue, denominado pelos chineses como Xue. A partir do momento em que alguma patologia esteja instalada no organismo, uma das formas de eliminá-la ou de minimizá-la seria a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, que tem a propriedade de restabelecer esse fluxo suave, ou seja, pela prática da acupuntura.

O termo ansiedade é descrito como uma experiência comum ao homem enquanto espécie e caracterizada por uma sensação de apreensão, difusa, vaga e desagradável, que pode ser, com frequência, seguida por dor de cabeça, cefaleia, desconforto abdominal e diferenciada em duas fases: ansiedade como estado e como traço de personalidade. Onde o estado de ansiedade é temporário e desaparece ao se modificar ou desaparecer o(s) estímulo(s) desencadeante (es) do processo de ansiedade. Enquanto ansiedade como traço de personalidade passa a ser uma característica do indivíduo, estando assim, sempre presente.

Qualquer disfunção ou patologia pode ser tratada através da acupuntura, porém, para realizar o tratamento da ansiedade através da acupuntura é algo mais complexo, visto que na Medicina Chinesa não existe referência a essa patologia específica, cuja nomenclatura é tipicamente Ocidental. E a própria ansiedade é um fenômeno insuficientemente compreendido no Ocidente, pois ao mesmo tempo em que apresenta sintomas específicos, ela pode ser entendida como sintoma de outras patologias. Sendo assim, a partir do entendimento de que a ansiedade é um sintoma, pode-se traçar paralelos entre o conhecimento Ocidental e a Medicina Chinesa, onde ao comparar as sintomatologias descritas, é possível identificar o que os tratados clássicos chineses escreviam sobre o que hoje é chamado de ansiedade, e assim, realizar o tratamento pelos princípios da Medicina Chinesa.

Então se você sofre com transtorno de ansiedade, com certeza a acupuntura pode ser um tratamento coadjuvante para auxiliar na melhora dos sintomas. Procure um profissional qualificado para realizar avaliação e tratamento adequado.

 

 

CAMPIGLIA, H. PSIQUE E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA. Editora Roca Ltda, São Paulo, 2004. (p. 119-131).

MACIOCIA, G. OS FUNDAMENTOS DA MEDICINA CHINESA: UM TEXTO ABRANGENTE PARA ACUPUNTURISTAS E FISIOTERAPEUTAS. 2 ed. Editora Roca Ltda, São Paulo, 2014.

SILVA, A. L. P. O TRATAMENTO DA ANSIEDADE POR INTERMÉDIO DA ACUPUNTURA: UM ESTUDO DE CASO. Psicologia Ciência e Profissão. P. 200-211, 2010.

Silva, D. F. da. (2007). Psicologia e acupuntura: aspectos históricos, políticos e teóricos. Psicologia: Ciência e Profissão, 27(3), 418-429.

SPIELBERGER, C.: Tensão e Ansiedade, São Paulo, Editora Harper & Row do Brasil Ltda, 1981. CAMPIGLIA, Helena: Psique e Medicina Tradicional Chinesa, Editora Roca Ltda, 2004.

×